Projecto

 

A principal vertente do projecto transcreve-se na construção de circuitos/rotas temáticas, prende-se com a organização de percursos temáticos independentes a desenvolver anualmente e a adaptar aos vários público-alvo.

O projecto visa, dar um forte contributo para uma estratégia local para os concelhos de Mêda, Trancoso e Pinhel, este surge da tomada de consciência das debilidades e potencialidades do território em questão, de uma profunda análise dos contextos que motivam a procura de novas práticas ligadas ao turismo cultural e de natureza.

Nesta linha, a Associação de Desenvolvimento Local Terras da Beira pretende desenvolver várias dinâmicas de desenvolvimento local, inovadoras a partir dos valores culturais e ambientais da região (património, paisagem, actividades e saberes tradicionais), envolvendo os vários agentes locais entre os quais a própria população local na promoção e rentabilização dos recursos locais.

Através da criação de Tours está-se aproveitar todo um conjunto de recursos, que doutra forma continuarão (em maior ou menor parte) ignorados pelas populações locais, mas acima de tudo pelas principais entidades locais, regionais e nacionais. E serão esses recursos paisagem, ambiente, património, população local, com a sua cultura o seu saber-fazer, assumindo-se como a maior vantagem da criação destes Tours temáticos.

Mas ainda se pode afirmar que os Tours podem actuar na/sobre a economia rural divulgando o património, as paisagens, o artesanato, a gastronomia e os produtos locais.

Dessa forma, a estratégia passa pela exploração das potencialidades endógenas da região, conjugando diferentes dimensões de sustentabilidade – criação de produtos únicos (valor único).

 

Público-alvo

A criação, de diferentes dinâmicas encontra-se no tipo de públicos que o projecto visa atingir em diferentes épocas sazonais. Assim, a projecção de actividades de educação ambiental com as escolas, campos de férias para os jovens, programas especiais para empresas, promoção de debates e sessões de informação, a envolvência na elaboração de planos de acção com vista à gestão e valorização dos recursos naturais, com a organização anual de circuitos temáticos, que propõem a descoberta e interpretação de toda ruralidade, dando resposta a um desejo crescente de aproximação ao conhecimento e fruição dos valores e sabores do mundo rural.

 

 

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode