A Região...

A Beira Alta estende-se, para o norte da serra da Estrela, em terrenos acidentados e pedregosos, onde o granito imprime uma configuração da maior importância. Numerosos cursos de água retalham-na, vivificam-na, e contribuem para o rude encanto das suas paisagens. Nos terrenos aráveis, entre os pinhais, penedias e linhas de água, crescem o milho, o centeio, a batata, e, em espaços menores, a oliveira e a vinha. Ao norte, certas zonas ligam-se, quanto ao clima, embora separadas dela pela "terra quente" do Alto Douro. Predominam ali terrenos de rochas graniticas, propícios ao cultivo de cereais, especialmente do centeio; mas a leste de Pinhel, estende-se uma zona de terrenos xistosos, onde crescem a vinha, a oliveira e a amendoeira. Mas, mesmo quando não neva e mesmo em terras mais baixas, a geada branqueia os campos e o frio gela a água dos poços, das fontes e dos regatos, durante a noite, tornando penosos os trabalhos agrícolas que se fazem de manhã. Prolifera nesta região do País uma gente rija e aguerrida, cuja epopeia tem sido a luta milenária para arrancar ao solo pouco generoso um sustento escasso. Homens em quem tal luta gerou hábitos de trabalho sem tréguas nem desfalecimento, de sobriedade, de economia e um entranhado amor ao terrunho que lhes resiste, mas que os alimenta e lhes revela a medida das suas forças criadoras. Em contrapartida, mantém-nos num primitivismo de vida, de interesses e de aspirações que impressiona e, frequentemente, confrange.

 Mas continua sendo patente a prática da agricultura a base da vida local de algumas aldeias - continuam constituindo a ocupação dos mais velhos homens que cavam, lavram e aram; que estrumam, semeiam ou plantam; que regam, sacham; que colhem, malham e erguem o centeio ou o milho; que vindimam os cachos de uvas e pisam nos lagares; que apanham a azeitona ou arrancam as batatas; ou ainda os que conduzem e guardam os rebanhos de ovelhas, gado que estruma os campos e dá lã e leite.

A região de intervenção da ADL Terras da Beira que compreende os concelhos de Mêda, Trancoso e Pinhel  assume-se como uma região com elevado potencial turístico. A Associação de Desenvolvimento Local Terras da Beira visa contribuir com as restantes entidades para a implementação e promoção de um turismo com qualidade – desenvolvimento turístico sustentável. Para que seja possível essa concretização, é essencial a planificação das actividades, visando a definição dos potenciais produtos em relação aos objectivos nacionais, tendo em conta particularmente as flutuações sazonais.

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode