Outros Locais de Interesse

 

Moreira de Rei - Vila Medieval

Concelho de Trancoso

Ruínas do Castelo, Muralhas, Pelourinho, Igreja Matriz, Antiga Igreja românica de Sta Marinha, Sepulturas Antropomórficas, Cadeira de D. Sancho, Lagares, Cruzeiros e Alminhas.
Antiquíssima vila e cabeça de um importante concelho. A existência do povoamento de Moreira de Rei encontra-se registada na necrópole em torno da velha Igreja de Sta Marinha, com memoráveis sepulturas escavadas no granito (remontam à época pré-romana ou visigótica).

Por aqui passava a estrada militar romana, que seguia por Casteição, Mêda e com um ramal em Marialva. Sendo também ponto de passagem para os peregrinos que iam para Santiago de Compostela.

O Castelo deve ter sido um importante castro lusitano e um reduto militar nos finais do século X. Restam alguns panos de Muralhas e a Cadeira de D. Sancho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Longroiva

Concelho de Mêda

Castelo, Pelourinho, Fonte Romana, Termas da Ribeira de Piscos, Fonte de Concelha, Igreja de Sta Maria, Capela da Senhora do Torrão, Capela de S. Pedro e o Solar do Marquês de Roriz.
A presença humana na veiga de Longroiva remonta ao período neolítico, como indicia a Estátua-Menir. A origem de Longroiva remete para a romanização de um castro já existente, no século II – IV, passando a povoação a ser denominada por Longobriga. O Castro é hoje conhecido por Castro da Tapada situava-se no alto do monte onde está situado o Castelo, e a sua ocupação remonta ao neolítico como comprova a necrópole da Tapada do Castelo.

As termas da Ribeira do Pisco que eram utilizadas pelo povo romano (séc. I-V). Os banhos, então, de grande simplicidade, utilizando apenas dois tanques (um para cada sexo) coberto de colmo. A actual estrutura data do século XVIII, período em que ocorreu uma forte exploração destas águas sulfurosas. Recentemente foram recuperadas e salvaguardada uma banheira em granito que se julga ter servido aos banhos de D. Isabel antes das bodas com D. Dinis, que decorreram em Trancoso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coriscada - Sítio Arqueológico de Vale do Mouro

Concelho de Mêda

Painel de Mosaico policromático (figurando o Deus Baco junto de uma Menade), balneários romanos, um pátio ladrilhado com elementos figurativos, pontas de lança, cerâmica, moedas, elementos de construção.
No Centro Sócio-Cultural da Coriscada pode encontrar estes achados. Exposição que resulta dos trabalhos iniciados em 2003 no Sítio de Vale do Mouro, que revelaram um povoamento neolítico, com sete mil anos e permitiram encontrar uma aldeia Romana. Os novos achados em 2008 revelaram a presença de materiais em sílica e lascas de quartzo que remetem ao período Neolítico. Nos inícios do séc. I d.C., terá sido ali edificada uma “vila”, que posteriormente no séc. III d. C., um senhor abastado terá reconvertido a vila, com o revestimento de salas de mosaico, edificar balneários, lagares e ferrarias.
Outros Locais: Igreja Matriz, Ermida de Sta Bárbara, Capela do Divino Senhor da Boa Esperança, Solar dos Viscondes da Coriscada, Solar dos Menezes, Fonte da Zarelha.

 

 Pinhel - Cidade Falcão

Distrito da Guarda

Castelo, a Torre de Menagem, o Pelourinho, Casas do séc. XVI, marcas judaicas, Igreja da Misericórdia, a Igreja de Sta Maria do Castelo, a Igreja da Senhora da Coluna, Igreja de S. Luís, Igreja do Convento de Santo António, a Casa Grande, o Solar dos Corte Reais e o Parque Arqueológico do Vale do Côa.

A sua origem remonta a 500 a. C. e é atribuída aos Vetões ou Túrdulos. Assumindo um papel crucial na época medieval na defesa da linha da fronteira.

A norte da sua área geográfica, situa-se o Parque Arqueológico do Vale do Côa, recentemente declarado Património da Humanidade pela UNESCO.

Classificação que se deveu a arte rupestre do Paleolítico do Vale do Côa, que demonstra de forma excepcional, a vida social, económica e espiritual do primeiro antepassado da humanidade. Gravuras e pinturas rupestres que pode visitar em Cidadelhe (Neolítico).

 

Almeida - A estrela de pedra

Distrito da Guarda

Castelo, Fortaleza, as Casamatas, Quartel das Esquadras,  a Igreja Matriz, Torre do Relógio, Convento de Nossa Senhora do Loreto, Capela da Misericórdia, o Convento do Senhor da Barca, Câmara Municipal de Almeida, Palácio da Vedoria, a Casa da Roda dos Expostos, o Picadeiro d`el Rei,
Almeida localiza-se no Planalto das Mesas, a 2,5 quilómetros da margem direita do Rio Côa. Em pleno Planalto das Mesas e pelas Portas de S. Francisco entramos no cenário de lutas, batalhas, cercos e traições, que caracterizaram as disputas no território nacional. O Forte de Almeida da época Moderna constitui um dos mais belos e bem conservados do nosso país. Depois de transpor as Portas, encontra-se todo um conjunto de extrema beleza e importância da arquitectura militar abaluartada em Portugal. No fim da sua visita não deixe de provar a Ginginha d`Amelinha, especialidade ex-libris desta linda Aldeia Histórica de Portugal.

 

Castelo Mendo - O vale perdido

Concelho de Almeida

Castelo e Muralhas, Calçada romana, Igreja de S. Vicente ou Igreja da Misericórdia, Igreja de Sta Maria do Castelo, Capela do Cemitério, Alminha, Calvário, Cruzeiro, Chafariz d`el Rei, Chafariz Novo, Fonte Velha, Fonte Estrufa, Fonte Nova, Alpendre de Feira, Casa da Câmara e Cadeia, Mendo e a Menda - Ex-libris da povoação (esculturas, talhadas em pedra), Casa da Roda, Casa do Hospital, Casas Quinhentistas, Casas Manuelinas, Casa Grande com Balcão Alpendrado, Forno Comunitário e Dois Pombais

De visita à antiga vila de Castelo Mendo de configuração medieval, da qual são testemunhos as muralhas, não podemos escapar à paz que reina nesta aldeia histórica. Esta povoação remonta aos primeiros tempos da monarquia. Possuindo um grande valor histórico, sendo envolvida por muralhas medievais que serviam de complemento à defesa natural de que o local é beneficiado. Apresenta vários edifícios que tiveram funções religiosas, militares e administrativas.

 

Linhares - Entre o Céu e a Terra...

Concelho de Celorico da Beira

Forúm, Castelo, Pelourinho, Calçada romana, Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, Casa da Fortaleza, Solar dos Corte-Real, Atinga Câmara, Fonte do Mergunho, Solar Brandão de Melo, Casa do Judeu, Casa do Parapentista, Solar Pina Aragão, Fonte Babosa, Fonte de S. Caetano, Calvário, Capela de Sta Eufémia.

Linhares localiza-se a 810 metros de altitude numa das faldas da Serra da Estrela. Associado ao termo de Linares que tem origem na forma latina Linum (linho), cultivo que abundanava nesta região. Nesta aldeia histórica realiza-se anualmente o Open de Parapente de Linhares da Beira.

Nada melhor do que um passeio pedestre para ficar a conhecer todos os cantos e recantos desta aldeia histórica, capital do parapente. Uma viagem no tempo e através do modo de vida desta antiga vila que se insere no Parque Natural da Serra da Estrela. Não deixe de espreitar as igrejas e solares, de atentar aos pormenores que caracterizam as suas épocas de construção.

Outros Locais: Celorico da Beira; Fornos de Algodres; Gouveia; Manteigas; Seia.

 

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode