Tour da azeitona: " O porco que vareja a azeitona "

Local: Concelho de Trancoso, Mêda e Pinhel

Tipo de percurso: PL (Percurso Local temático)

Duração: 1/2 dia (s)

Grau de dificuldade: III – Algo difícil

Época aconselhada: Inverno

Públicos-alvo: Jovens, adultos e idosos

Conteúdo: Azeitona, natureza, cultura, gastronomia

Ø      Oliveiras

Ø      Azeitonas

Ø      Campos de cultivo

Ø      Paisagem

Ø      Lagar de azeite

Ø      Sabores tradicionais

Ø      População local

Ø      Fábrica de velas

Ø      Memórias

Ø      Visita à exposição de artifícios agrícolas

 
Descrição:  

O tour debate-se com duas vertentes a nível paisagístico e cultural, pois, proporciona um contacto directo com o espírito e tradição local, nomeadamente com as duas actividades principais: apanha da azeitona e a matança do porco.

Convidamos os participantes deste tour a descobrir a essência de um dos trabalhos de Inverno, que permite no final de todo o processo saborear um produto que todos gostamos de desfrutar nas refeições.

Assim, caracteriza-se pelo desenvolvimento e envolvimento num trabalho rural, que é apanha da azeitona numa época do ano em que as temperaturas nesta região se fazem sentir, sendo este mais um desafio para o desempenho da actividade em si. Os participantes são convidados a varejar as oliveiras e, apanhar azeitona que salta dos toldes e que se encontra dispersa, contactando com os elementos da natureza, em que erva pode estar molhada da geada derretida ou da chuva que se fez cair, sendo a interacção entre os participantes e o meio única, este é momento especial para saborear no meio desta actividade os paladares gastronómicos desta região, reforçando-se o desgaste físico com um bom pão caseiro e sem esquecer o fumeiro da região.

Além deste trabalho rural, os participantes deste tour podem assistir e participar numa das actividades locais muito frequente nesta época do ano que é a matança do porco. Prática do rural que se tem vindo a perder, pelas mais variadas questões, a representação desta actividade visa sobretudo transmitir o simbolismo que esta exercia, como reserva alimentar nos espaços rurais. Memórias que se tendem a perder, mas que se podem recuperar saboreando um maravilhoso almoço da matança do porco.

Pagamento: Até 3 dias antes do tour.

Alojamento: As nossas parcerias com unidades de Alojamento da região, permitem-nos oferecer as melhores soluções ao melhor preço, excelentes alojamentos de repleta harmonia com a ruralidade e sossego por terras da beira (contacte-nos para mais informações).

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode