Marialva

Quem goste de conhecer o Portugal maravilhoso de paisagem, rico de história e ignoto da maioria, deve visitar esta antiquíssima povoação, tão rica de História e Tradição.

No distrito da Guarda, seguindo a estrada que vai de Celorico da Beira para Vila Nova de Foz Côa, passando ao lado do espectacular Trancoso, atravessando deleitoso vale enfeitado por floresta de Castanheiros seculares, entramos em planalto desabitado, no qual ao fim de uma recta de seis quilómetros, em estrada antiga mas de bom piso, a antiga "Vila" de Marialva.

A aldeia estende-se por três núcleos populacionais distintos: a Cidadela ou Vila (no cimo de um monte rochoso, que na Idade Média se chamou o Castro de S. Justo, a cerda de 600m de altitude, onde se instalaram os símbolos da autoridade política, administrativa e religiosa),testemunhando a autonomia administrativa e judicial que o concelho de Marialva possuía nos séculos XVI e XVII, toda muralhada, dentro de portas e onde já nem a judia mora. São apenas tratadas as oliveiras e os quintais estão com ervas; o Arrabalde que prolonga a Vila para além da zona amuralhada, com casas de diferentes épocas, todas construídas ladeando o antigo caminho para Mêda; e a Devesa localizada a Sul da cidadela, estendendo-se pela planície até à ribeira de Marialva, transformada em local mais agradável para se viver, onde encontramos algumas casas do princípio do século XX, um solar de um morgado do séc. XIX, os restos do Mosteiro de Franciscanos, a Igreja Matriz, dois edifícios romanos: Palácio (torre) e Templo.

No decorrer do tempo, a povoação intramuros (dentro das muralhas) começa a sair e as habitações caem em ruínas, no interior das muralhas são ainda bem visíveis monumentos de enorme relevo, tais como a Igreja, a Casa da Câmara, a Cadeia, o Pelourinho, a Cisterna, a Torre de Menagem, duas Igrejas e cinco torres. A Igreja Matriz dedicada a Santiago, é caracterizada pelos estilos manuelino e barroco e possui um tetábulo em talha do estilo joanino. Em frente situa-se a Capela do Senhor dos Passos ou da Misericórdia.

Mas esta linda aldeia histórica de Marialva apresenta outros pontos de interesse além dos referenciados no exterior da muralha, junto à Porta do Anjo da Guarda, situa-se a Capela de N.Sra. de Lourdes ou de S. João Baptista (edificada no séc. XVII). Entre esta e a muralha encontram-se algumas sepulturas escavadas na rocha. Na porta do Anjo da Guarda, encontram-se esculpidas as medidas usadas no burgo de Marialva, sinal evidente da importância da feira que ali se realizava na Idade Média (um dos passos mais importantes para o desenvolvimento da região nos tempos medievais foi, sem dúvida, a criação da FEIRA de MARIALVA por D. Dinis. Em consequência da realização da Feira de Marialva, poder-se-á considerar provável a Presença de Judeus. Deste passado comercial, Marialva herdou a realização da Feira de Santiago, seu padroeiro, e que tem lugar todos os anos em Julho. Encontra-se em plena vila de Marialva um Chafariz Manuelino, Casas de Judeus, a Cisterna quinhentista, a Casa das Freiras, o Solar dos Marqueses de Marialva.

 

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode